Zika
O vírus Zika é uma espécie de vírus do gênero flavivirus e provoca nos seres humanos a febre Zika que tem ligação com a dengue cuja transmissão é dada pelo mosquito Aedes Aegypti.

Este vírus fora isolado em um macaco na floresta de Zika (Uganda – África) em 1947 e no ano de 1968 na Nigéria fora isolado em humano.
No período que compreende 1951 a 1981 houve infecções transmitidas aos humanos nas diversas localidades da África e parte da Ásia.

Atualmente existem casos confirmados do vírus na Oceania e também relato de casos em países como Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos e Austrália.

Recentemente um surto do vírus Zika foi confirmado aqui no Brasil, especificamente na cidade de Salvador BA. E segundo autoridades este surto se deu pelo grande número de estrangeiros no país na Copa do Mundo de 2014 e pela grande quantidade de insetos Aedes Aegypti existente na região.

Transmissão do vírus

Dos vertebrados o homem e o macaco são os hospedeiros do vírus. E este pode ser sexualmente transmitido, visto que em 2009 um biólogo Brian Foy numa visita ao Senegal foi picado quando estudava e pesquisava sobre os mosquitos. Ao retornar para EUA foi diagnosticado com a febre Zika e o mesmo ocorreu com sua esposa que adoeceu após contato sexual com seu esposo Brian Foy.
E assim como a dengue, o vírus da Zika também ocorre pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

Sintomas e tratamento

Os sintomas mais comuns do vírus incluem dores de cabeça leves, febre, mal estar, conjuntivite e artralgia. Contra esta doença não existe qualquer tipo de vacina ou drogas preventivas, somente tratamento sintomático com anti-inflamatórios não esteroides e ou analgésicos não-salicílicos são utilizados.

Prevenção

A prevenção da doença Zika segue as mesmas medidas contra a Dengue, pois se trata da mesma forma de transmissão que é através da picada do mosquito Aedes Aegypti e estes não devem se reproduzir, para tanto se deve evitar a água parada.

 

Leia Mais:

0 Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Comentar