Vitiligo

Vitiligo

Você já viu aquelas pessoas que são morenas e têm manchas brancas espalhadas pelo corpo com a mesma textura de pele? Então, essas pessoas são vitimas de uma doença da pele chamada vitiligo, uma doença cutânea em que ocorre perda do pigmento em certas áreas da pele.

Causas e Áreas Afetadas pelo Vitiligo

As causas do vitiligo ainda são desconhecidas, mas parece ocorrer quando as células imunológicas destroem as células que produzem o pigmento.

O vitiligo não escolhe idade, ele pode aparecer ate mesmo em bebês. E segundo estatísticas, nos Estados Unidos a doença atinge uma em cada cem pessoas, notando-se, portanto, tratar-se de uma doença bastante comum. Além disso, algumas famílias inteiras são afetadas pelo mesmo problema.

O vitiligo tem associação com outras três doenças autoimunes, anemia perniciosa, hipertireoidismo e doença de Addison.
Exames de sangue e biopsia podem ser opções usadas por médicos para analisar uma possível causa do problema.

As áreas mais afetadas pelo vitiligo são:  rosto, pescoço, cotovelos, joelhos, pés, mãos e órgãos genitais. Além da mudança de pigmentação em algumas áreas do corpo, não ocorre mais nenhuma alteração na pele, e ele é mais visível em pessoas de pele escura por causa do contraste.

Tratamento da Doença

Quanto aos tratamentos, infelizmente, o vitiligo é difícil de ser tratado. Mas atualmente os meios são fototerapia, loções e pomadas, medicamentos tópicos e produtos como maquiagens e tintas para cobertura, mas quanto a essa ultima forma de tratamento, converse antes com seu médico para que ele lhe indique o melhor produto.

Vale a pena lembrar que, a pele sem pigmentação mesmo em algumas áreas é muito mais sensível ainda aos raios solares, portanto, usar protetor solar com fatores mais altos de proteção é a melhor forma de prevenção de ainda outras doenças piores como o câncer de pele.

 

Leia Mais:

0 Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Comentar