A Varicela ou mais conhecida como Catapora é uma doença infectocontagiosa, cujo vírus é o varicela-zoster. Costuma surgir na infância, porém pode também atingir adolescentes e adultos que não foram infectados na infância e ou não tomaram a vacina. A maior ocorrência da doença se dá no final do inverno e inicio da primavera e os sintomas surgem entre o 10º e o 21º dia depois de infectar.
Sintomas da doença
AVaricela ou Catapora se manifesta através de febre, mal-estar, posterior aparece manchas vermelhas que acometem desde a cabeça e se espalham pelo corpo, tais manchas evoluem para vesículas que são pequenas bolhas e por fim transformam em crostas.
Essas crostas podem provocar coceira e é importante evitar coçar tais lesões para prevenir das infecções e surgimento de cicatrizes.
Transmissão da catapora
A varicela ou catapora é transmitida por espirros, tosses ou mesmo pelo contato direto com as lesões da pele das pessoas que estão infectadas.
Todas as pessoas que não tiveram a doença ou não foram vacinadas estão suscetíveis a contrair o vírus, no entanto quando ocorrer o contato com um paciente infectado e recorrer à vacinação tetra viral dentro de 72 horas até 120 horas a doença poderá ser evitada.
Como é uma doença que acomete mais as crianças e estas em idade escolar, deverão ficar afastadas por um período de no mínimo cinco dias ou até que as lesões da pele estejam na forma de crosta.
Vacinação tetra viral contra a doença
A vacinação contra a varicela ou catapora é imprescindível em crianças maiores de 12 meses e todos adolescentes ou adultos que não se vacinaram evitando assim maiores complicações quando contraídas na fase adulta.
No dia 4 de agosto foi firmada uma parceria entre o Ministério da Saúde, Fiocruz e o laboratório GSK que produzirão a Vacina Tetra Viral que combaterá quatro doenças: caxumba, rubéola, sarampo e varicela (catapora).
O governo investirá aproximadamente R$ 127 milhões nas vacinas e estima reduzir em ate 80% dos casos de catapora em todo o país.
Atualmente a vacina contra a varicela ou catapora só fica a disposição da população em épocas de surto da doença e em campanha especificas, não fazendo parte da campanha anual do SUS.
A partir de agosto de 2013 a vacina contra varicela ou catapora, que fará parte da Tetra Viral estará disponível pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e entrará no PNI (Programa Nacional de Imunização). Será aplicada em duas fases, aos 12 meses e aos quatro anos de idade.
0 Comentários
Você pode ser o primeiro a comentar.