Vacinas das Gestantes

Vacinas das Gestantes

As futuras mamães devem ficar atentas às vacinas que são indispensáveis durante o período de gravidez, pois é uma maneira muito importante de proteção ao seu filho, que receberá os anticorpos e as células de defesa transmitida durante a gestação e também durante a amamentação.

A seguir, acompanhem quais são os imunizantes que precisam ser tomados ao longo da sua gravidez. As vacinas só devem ser tomadas pelas mulheres que ainda não foram imunizadas, ou no caso de necessidade de tomar uma dose de reforço. Como são compostos inativos, não oferecem riscos para a gestante nem para o bebê.

Vacinas Importantes na Gravidez

Influenza: Pode ser tomada em qualquer fase da gestação, consiste em uma dose única e está disponível gratuitamente para as grávidas em postos públicos durante a campanha de vacinação. Contraindicada somente para pessoas com histórico de reação alérgica ao ovo.

Hepatite B: A gestante pode receber essa vacina a partir do segundo trimestre de gravidez. São três doses, e está disponível em postos públicos de vacinação para as gestantes.

Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) ou dupla do tipo adulto (dT): Toda mulher que tomou a vacina há mais de cinco anos e pretende engravidar, está grávida ou teve um filho recentemente deve se imunizar. As gestantes podem tomar a vacina a partir da 20ª semana de gestação. Caso já tenha sido vacinada, é necessário tomar apenas uma dose de reforço, mas quem nunca tomou essa vacina precisará tomar três doses.

Hepatite A: Essa vacina deve ser tomada por grávidas apenas nas seguintes condições: gestantes que irão viajar para locais sem estrutura sanitária, que trabalham em creches, área de saneamento básico ou que trabalhem com alimentos, como cozinheiras e nutricionistas, pois a hepatite é transmitida por meio de alimentos ou água contaminados. A vacina pode ser tomada a partir do segundo trimestre de gestação, aplicada em duas doses, e não está disponível em postos públicos, apenas em clínicas particulares.

Meningocócica conjugada: Indicada para as gestantes que nunca tomaram a vacina ou foram imunizadas há mais de cinco anos, apenas em casos de surtos de meningite. Deve ser aplicada apenas uma dose e está disponível em clínicas particulares.

Vacinas proibidas para gestantes

É importante também ficar alerta às vacinas que não são recomendadas para as gestantes, pois há o risco do feto contrair a doença para a qual a grávida está se imunizando.
As vacinas que devem ser evitadas por gestantes são: Tríplice Viral, Varicela, HPV e Febre Amarela.

A vacina contra Febre Amarela pode ser aplicada apenas quando os riscos de adquirir a doença superam os riscos potenciais da vacinação, Como em viagens para locais com risco de contaminação. Mas a decisão de realizar a vacinação cabe ao médico e não à gestante.

Caso a gestante tenha tomado algumas dessas vacinas durante a gravidez, o médico deverá ser informado, com isso, o médico ficará atento aos procedimentos que deverão ser tomados.

 

Leia Mais:

0 Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Comentar