Separação

Como fazer a Separação

Todo mundo se prepara para o casamento, mas não para o seu fim. Se esse dia chegar, é preciso enxugar as lágrimas e tomar uma série de providências. Confira um passo a passo sobre o assunto com a consultoria de Sylvia Maria Mendonça do Amaral, advogada especializada em Direito Civil e de Família.

O que fazer

O primeiro passo é contratar um advogado.

O custo do processo judicial varia de acordo com os bens que o casal tem a partilhar. As custas equivalem a 1 % sobre o valor do patrimônio, além de impostos a serem recolhidos e os honorários (a remuneração) do advogado. Quem não tem condições de pagar pelos custos advocatícios pode procurar a Assistência Judiciária do Estado, que presta o atendimento gratuitamente.

Para dar início ao processo de separação, é preciso levar a certidão de casamento e de nascimento dos filhos do casal.

Geralmente, a separação judicial só é feita um ano após o casamento. Em período menor, é concedida a Medida Cautelar de Separação de Corpos.

O divórcio só é dado um ano depois da separação judicial ou dois anos após a separação de fato.

Tipos de separação

De fato: Ocorre se o casal deixa de morar junto e viver como marido e mulher sem dar entrada ao processo judicial. Nesse caso, há uma série de transtornos na vida civil. Para vender um imóvel, por exem¬plo, é preciso comprovar a autorização do ex-marido.

De direito: É quando a separação é submetida ao poder judiciário e o juiz homologa (confirma) o fim do casamento, acabando com a ligação civil e com as suas implicações.

Separação de Casal

Separação de Casal

 

Leia Mais:

7 Comments

  1. ana paula says:

    sou casada a 12 anos no civil em regime parcial de bens, e devido a problemas de bebida não suporto mais a relação, na última discussão ele mesmo falou em separação, tenho duas filhas uma de 10 anos e uma de 5 anos, o que devo fazer, estou completamente perdida, não tenho condições de pagar um advogado, preciso de orientação.

  2. Elisandra says:

    Ola,tenho 23anos casei ja tem 1ano,mas estamos morando juntos a 3anos,quando conheci meu marido era tudo diferente.engraçado;divertido…em fim…hoje temos um filho lindo de 1aninho.mas todo aquele carinho e encanto por o meu marido acabou isso q arrecem faz 3anos de convivencia…nao me dou com a familia dele nem ele com a minha somos bem diferente um do outro me sinto sempre só…as vezes dormimos juntos as vezes separados,nao sinto vontade nenhuma de tranzar com ele porq nao tenho amor por ele…estou aq sei la por esta…mas ammo muito meu filho!!!

  3. Danielly says:

    O meu caso é o mesmo da Ana Paula 7 anos de casamento dois filhos menores e devido a problemas com bebida decidi me separar e nao sei por onde começar , lembrando que a separação nao é consensual e nao tenho recursos pra pagar um advogado , como devo proceder em SP?

  4. Tamires says:

    O meu caso é o mesmo da Elisandra, e tbm tem bebida no meio não tenho condiçoes de pagar advogado e ele e a familia de tem casa carros e motos a minha nada não tenho pra onde ir por isso continuo no mesmo teto sofrendo agreções aguentando tudo calada… eu tbm odeio a familia dele todos …

  5. sergio says:

    Ola, gostaria de fazer uma pergunta. Sou separado a 5 anos e quero a separaçao e ela nao vem para o brasil para encaminhar a documentaçao, ela é de origem paraguaia e morra naquele país. o que posso fazer neste caso?

  6. Adriana Martins says:

    Sou casada a 21 anos no civil em regime parcial de bens, e devido a problemas de bebida e outras coisas a mais não suporto mais a relação, na última discussão ele mesmo falou em separação, tenho três filhos uma de 21 anos outro 20 e a menina de 12 anos, o que devo fazer, estou completamente perdida, não tenho condições de pagar um advogado, preciso de orientação.

Comentar