Quaresma

Há dois dias durante todo o ano em que a Igreja Católica exorta aos fieis a pratica do jejum e abstinência de carne, quarta-feira de cinza e sexta-feira santa. Quarta-feira de cinzas marca o primeiro dia da quaresma e os fieis recebem as cinzas em sinal de reflexão e conversão para mudança de vida e sexta-feira santa é a data em que é lembrada a crucificação e morte de Jesus.
O jejum e a abstinência de carne tem por objetivo o respeito, a veneração à morte de Cristo e principalmente ao arrependimento dos pecados e conversão de vida. E para os dias em que a abstinência de carne se faz presente na vida de muitas pessoas o prato principal é o peixe, em especial o tradicional bacalhau saboreado na sexta-feira santa ou domingo de Pascoa, portanto seguem algumas receitas de como preparar um delicioso peixe e o tradicional bacalhau.

Receitas:

Peixada à Brasileira

Peixada a brasileira

Ingredientes:
1 kg de tainha
2 folhas de louro
1 maço de cheiro verde
3 ramos de coentro
3 cebolas picadas
4 tomates picados
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de molho de pimenta
Pimenta do reino em grão e sal
1 xícara (chá) de farinha de rosca

Modo de fazer
Corte o peixe em postas e separe a cabeça.
Coloque uma panela no fogo com: agua, sal, pimenta do reino, 1 folha de louro, 1 ramo de coentro, 1 cebola picada, meio maço de cheiro verde, 1 tomate picado e a cabeça do peixe. Deixe cozinhar até que o caldo reduza pela metade. Enquanto isso tempere as postas de peixe com o restante dos temperos, ou seja, sal, pimenta, limão, louro, a outra metade do cheiro verde, coentro e cebolas picadas.
Coloque o azeite em uma panela, as postas de peixe e deixe cozinhar pelo menos uns 5 minutos com tampa, após este tempo acrescente o molho de pimenta e os tomates picados.
Voltando para a cabeça do peixe, coe o caldo em que o mesmo foi cozido, leve o caldo novamente ao fogo e assim que ferver acrescente a farinha de mandioca mexendo sempre para não encaroçar, formando assim um pirão para ser servido com as postas de peixe. Bom apetite!

Pescada Assada

Pescada assada

Ingredientes:
1 ½ kg de pescada
1 copo de vinho branco
2 cebolas grandes
Suco de limão
Pimenta do reino
Salsa e sal a gosto
5 tomates grandes
5 batatas cozidas
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer
Coloque a pescada em uma assadeira e tempere com sal, cebola, salsa, limão, pimenta e o vinho branco. Deixe marinar por algumas horas.
Refogue uma cebola no azeite, acrescente tomate sem pele e sem semente e os temperos do molho onde o peixe se encontrava, deixe cozinhar muito bem. Após coe e terá um molho espesso, onde deverá acrescentar a manteiga. Com este molho, regue o peixe e leve-o para assar juntamente com as batatas cozidas.

Filé de Cavala ao molho

Filé de peixe ao molho

Ingredientes:
1 kg de filé de cavala
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
4 colheres (sopa) mostarda
4 colheres (sopa) creme de leite
2 tomates
2 colheres (sopa) de alcaparras
3 colheres (sopa) de salsa picada
1 maço de agrião

Modo de fazer
Temperar os filés de cavala com sal, pimenta do reino e suco de limão e enrole cada filé. Untar folha de papel alumínio com manteiga e envolver cada filé. Sobre uma peneira coloque o embrulho e leve para cozinhar em banho-maria, isto é sobre uma panela com água fervendo, sem que a agua penetre dentro do embrulho por pelo menos 30 minutos.
Enquanto o peixe cozinha prepare o molho da seguinte forma: em uma panela coloque o creme de leite e a mostarda, leve ao fogo em banho-maria, acrescente a salsa e a alcaparras. Posteriormente, desembrulhe os filés colocando-os em um refratário, despeje o molho por cima e leve ao forno por uns 5 minutos. Depois de pronto enfeite as laterais do refratário com o maço de agrião e os tomates cortados em rodelas.

Bacalhau à Portuguesa

Bacalhau a portuguesa

Ingredientes:
1 kg de bacalhau
3 cebolas grandes
15 azeitonas sem caroço
3 ovos cozidos
1 maço de brócolis (aferventado)
8 batatas cortadas em rodelas
1 xícara (chá) de azeite extra virgem

Modo de fazer
O bacalhau deverá permanecer por pelo menos 2 dias em agua fria para extrair o excesso de sal, a agua deverá ser trocada algumas vezes. Posterior este tempo, aferventar o bacalhau, tirar as espinhas e a pele e corte em postas.
Em uma panela refogar a cebola cortada em pedaços grandes no azeite, acrescentar o bacalhau, a batata em rodelas, e deixar cozinhar tampado. Depois junte os brócolis, já aferventado, e deixe cozinhar por mais algum tempo. Acrescente a pimenta do reino e a azeitona, depois os ovos e ao servir despeje mais azeite.

Bacalhoada em camadas

Bacalhoada

Ingredientes:
1 kg de Lombo de Bacalhau
500g de batatas
5 tomates maduros
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
3 cebolas grandes
2 xícaras de azeite extra virgem
5 dentes de alho
200g de azeitonas verdes
1 maço de salsinha
sal

Modo de fazer
Depois de dessalgar o bacalhau, cozinhe em água fervente e em fogo brando por aproximadamente 5 minutos, escorra e reserve esta água para regar o bacalhau antes de ir ao forno. Cortar o bacalhau em postas e refogar com o azeite, o alho e os pimentões cortados em fatias compridas. Cortar as batatas, os tomates e as cebolas em rodelas. Montar em uma panela ou forma da seguinte maneira: uma camada de bacalhau, uma camada de batata, uma de tomate, uma de cebola com azeitonas, e regue com bastante azeite. Repetir as camadas e depois levar ao forno para o cozimento. Assim que as batatas estiverem cozidas, a bacalhoada estará pronta para servir. Enfeitar ao redor com azeitonas e salsinha.

 

Leia Mais:

0 Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Comentar