O sistema de votação do Brasil, conhecido como urna eletrônica é considerado modelo em todo o mundo. Uma forma prática, rápida, confiável de computar os votos das eleições municipais, estaduais e federais de aproximadamente 140 milhões de pessoas.
O lançamento das urnas eletrônicas ocorreu em 1996 e desde então vem se aprimorando. Recentemente surgiu a biometria, método para tornar as eleições muito mais confiável, segura e precisa.
A biometria consiste no reconhecimento individual e automático dos cidadãos através das medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas) e também das características comportamentais do individuo.
Há várias formas de identificar as pessoas através da biometria estudada que abrange as impressões digitais, identificação da face, íris, da assinatura e da geometria das mãos.
Ao realizar o cadastro biométrico, o cidadão será identificado no ato de sua votação, quando o sistema confirmará a seus dados já registrados no banco de dados do STE.
O sistema de biometria já é utilizado no Brasil na emissão de passaporte, carteira de identidade e no cadastro de policias civil e federal. Várias empresas também fazem uso deste mesmo sistema para identificar os seus funcionários, ou mesmos para controlar os indivíduos que adentrem aos locais da empresa bem como se utilizam dos seus serviços.
Recadastramento e Agendamento Biométrico
O eleitor poderá agendar o seu recadastramento eleitoral na Unidade do TRE de sua cidade, onde serão coletadas as informações biométricas como as impressões digitais, assinatura digital e fotos.
O eleitor deverá comparecer na data e horário agendado portando o titulo de eleitor, comprovante de endereço e documento de identidade.
O agendamento biométrico deverá ser realizado pela internet ou pelo telefone 3048-4000 das 8hs às 18hs e de segunda a sexta. O recadastramento biométrico esta sendo realizado por etapas em todo o país. Para verificar se a sua localidade já esta realizando o sistema de biometria acesse o link http://www.tse.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico-no-brasil e veja.
Leia Mais:
- Justificar o Voto – Motivo: Doença, Exterior, Viagem, outra Cidade
- RG (Registro Geral) – Projeto para RIC (Registro de Identidade Civil)
- CPF – Certificados digitais e-CPF ou e-CNPJ
- Telefone popular – telefone fixo para população de baixa renda
- Emissão gratuita de 2ª via de documentos roubados ou furtados
0 Comentários
Você pode ser o primeiro a comentar.