Desde os tempos remotos o milho era consumido e cultivado por alguns povos. Se tornando hoje a fonte de subsistência de muitos.
O cultivo de milho rende mais de seis toneladas de grão por hectare, sendo sua maior parte destinada a fabricação de ração para gado e é o terceiro cereal mais cultivado do mundo.
O milho tem propriedades importantes para o ser humano, é constituído de 76% de água quando ainda não está maduro. Já maduro possui uma maior quantidade de açucares o que o deixa com sabor mais agradável.
Em 100 gramas o milho contêm 86 kcal, um pouco mais que as batatas (79kcal) e menos que o arroz (360Kcal).
A gordura do milho é rica em ácidos graxos, tanto mono quanto poli-insaturado, em especial o ácido linoleico. Dessa gordura extraímos um óleo bem nutritivo e recomendado para quem tem colesterol alto. Aliás, o milho ameniza e protege a mucosa intestinal sendo um alimento tolerado pelas pessoas que tem colite crônica ou cólon irritável.
Além de sua riqueza em ácidos graxos o milho é fonte de fibra (solúvel e insolúvel) seu consumo é recomendado aos casos de afecções intestinais, pois não contêm glúten.
O milho contêm proteínas e aminoácidos, porém não o suficiente para suprir as necessidades corporais, para isso se faz necessário a ingestão desse alimento com outros tipos de alimentos também.
Existem diversas formas de se consumir o milho:
Milho fresco, verde: Come-se diretamente da espiga, depois de assado ou cozido.
Milho em conserva: Encontra-se enlatado ou congelado, pode-se usar para fazer bolos, cremes ou come-lo na salada
Fubá de milho: É muito nutritivo, podendo ser usado para fazer bolos, mingaus, polentas entre outros
Sêmola: É uma farinha assim como o fubá, porem mais fina e menos nutritiva.
Flocos de milho: O floco consiste no amassar o milho e tostá-lo, sendo assim perde um pouco de suas vitaminas. Para isso as indústrias enriquecem-nos com minerais e vitaminas.
Amido de milho: É uma fina farinha feita do milho, sem gordura e pouquíssimo nutritiva, é usada para encorpar molhos e mingaus, também faz parte dos ingredientes de alguns bolos.
Pipoca: É a da pipoca. uma das formas que mais agrada as pessoas, principalmente as crianças. Consiste em estourar o milho, onde ele se encontra recoberto por uma casca e ao ser esquentado essa casca se rompe expondo o amido e as proteínas para fora, o que forma a parte branca da pipoca. A pipoca deve ser muito bem mastigada para poder ser digerida.
Há muitas formas de se consumir o milho, é só escolher o que mais lhe agrada e saborear esse alimento saudável e nutritivo.
Warning: Illegal string offset 'id' in /home/brnotici/public_html/wp-content/themes/brtheme/comments.php on line 4
Warning: Illegal string offset 'id' in /home/brnotici/public_html/wp-content/themes/brtheme/comments.php on line 4
Warning: Illegal string offset 'id' in /home/brnotici/public_html/wp-content/themes/brtheme/comments.php on line 4
0 Comentários
Você pode ser o primeiro a comentar.