tipos de micose

Tipos de Micoses

As micoses podem ser superficiais ou profundas e são infecções causadas por diversos tipos de fungos que são encontrados em qualquer lugar, especialmente em locais úmidos e quentes, o que caracterizam a doença como de fácil contágio.

Tipos de micoses
As micoses superficiais atingem a pele, muito frequentemente perto dos pelos e das unhas, devido à alimentação dos fungos, que é composta pela queratina, substância muito encontrada nestes locais.
São muito conhecidas também como tineas e podem ser divididas em tineas do corpo, da cabeça, dos pés, interdigital (frieira), inguinal (na virilha), onicomicose (nas unhas) e candidíase, além de seus diversos aspectos, podem aparecer com lesões mais claras ou lesões mais escuras.

As micoses profundas, como diz o próprio nome, acometem órgãos internos como pulmões, ossos, intestino e sistema nervoso, e isto se dá através das correntes sanguínea a linfática.

Sua identificação é feita através do aparecimento de bolhas, pruridos, escamas, fissuras ou manchas, e para tratá-las, o melhor a se fazer é procurar um médico especialista, o qual melhor identificará o tipo de micose encontrada, e receitará medicamentos adequados para a cura da infecção, podendo o tratamento ter uma duração de 1 a 2 semanas.

Evitar a micose

Dica: Como evitar a micose

Prevenção contra micoses

Para evitar as micoses:
• habitue-se a andar diariamente de sapatos abertos, para que seus pés não se encontrem úmidos e abafados;
• evite andar descalços, principalmente em pisos úmidos;
• após o banho enxugue-se muito bem;
• não compartilhe toalhas;
• use roupas íntimas de algodão ou outras fibras naturais que não prejudiquem sua transpiração;
• evite dividir pentes ou escovas de cabelo
• não use roupas molhadas

A prevenção é a melhor forma de combater qualquer tipo de micose, mas se contrair alguma dela procure orientação do especialista, no caso um dermatologista para receber a medicação e orientação correta.

 

Leia Mais:

0 Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Comentar