Melancia - Fonte de Saúde

Melancia – Fonte de Saúde

Cultivada em diversos países, mas principalmente no Brasil, a melancia pertencente à mesma família de plantas rasteiras como: melão, abóbora entre outras, possui em sua composição mais de 90% de água.

A melancia é fonte de saúde, nutrientes, além dos minerais como cálcio, licopeno, fósforo, potássio e ferro, das vitaminas A e C, água, carboidratos e fibras, suas sementes também podem ser trituradas e incluídas nos cardápios, devido a sua grande quantidade de proteínas.

O melhor de tudo é que essa fruta pode ser consumida por todos, inclusive por diabéticos e pessoas que desejam perder aqueles quilinhos a mais, pois seu sabor adocicado inibe a vontade de consumir mais doces e possui baixa quantidade de calorias, o equivalente a 33 calorias a cada 100 gramas de alimento consumido, além disso, possui baixa quantidade de carboidratos.

Segundo um estudo publicado pelo The Journal of Nutrition no ano de 2007 realizado por WU. G revelou que após a inclusão de suco compostos de melancia à dieta de ratos de laboratório houve uma melhora na taxa de glicemia sanguínea. Porém diabéticos devem consumir com moderação, pois como toda fruta em sua composição possui frutose.

Não podemos esquecer também dos benefícios medicinais da melancia, de acordo com uma publicação na Revista Inst. Adolfo Lutz, no ano de 2003, devido à grande quantidade de licopeno um antioxidante e carotenóide, a melancia pode ser um auxiliar na prevenção do câncer de mama e próstata.

A melancia também pode beneficiar pacientes com retenção hídrica, ou até mesmo melhorar a circulação, visto que é uma fonte inesgotável de L-citrulina, que se transforma em aminoácido, mais precisamente a L-arginina, agente que melhora o fluxo sanguíneo, prevenindo doenças como as vasculares ou a impotência sexual.

O mais surpreendente é que ela faz bem ao coração! Isso mesmo, uma pesquisa realizada no ano anterior pelo Journal of Nutritional Biochemistry, revelou que a famosa L-citrulina, é responsável pelo bom funcionamento do coração e diminui o LDL (colesterol ruim).

Como vimos, a melancia é altamente refrescante, pouco calórica super nutritiva e uma excelente auxiliar no bem estar.

A melancia pode ser uma ótima opção para um cardápio light, então o que você está esperando para incluí-la também em sua alimentação?!

 

Leia Mais:

0 Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Comentar