Influenza ou H1N1

Doença muito comum e mais popularmente conhecida como gripe, podendo ser classificadas por vírus causadores do tipo A, B e C. A doença nada mais é que uma infecção do sistema respiratório, mas que mal tratada poderá resultar em pneumonia, e esta é a responsável principal pelas internações.

Não é uma doença classificada como perigosa, porém os vírus causadores dos tipos A e B se mostram mais graves devido ao seu alto poder de mutação comparados ao tipo C, e no caso de idosos, pessoas portadoras de doenças crônicas, pessoas imunodeprimidas, grávidas e recém-nascidos deverão tomar mais cuidados.
Pandemias e epidemias geralmente estão associadas ao tipo A.

Principais sintomas da influenza
Os principais sintomas podem se manifestar em 24 horas após o contágio e estes são: febre acima de 38ºC com duração de mais ou menos três dias, tosse, dor muscular, dor de garganta e dor de cabeça por três ou quatro dias antes ou após a febre.
Na realização do diagnóstico a atenção é necessária, pois a doença pode ser facilmente confundida com uma virose respiratória, como o resfriado que se mostra mais brando que a própria gripe. Os sintomas aparecem em torno de 2 a 4 dias, porém dificilmente manifesta febre.

Transmissão da doença
A transmissão da influenza pode ocorrer dois dias antes da manifestação dos sintomas até cinco dias após a manifestação, de forma direta: ao falar, tossir, espirrar ou de forma indireta: através do contato das mãos contaminadas, objetos contaminados e etc. A transmissão direta do vírus de aves e suínos para o homem também é possível e já foi documentada.

Combate à doença
Para combater a doença, o Ministério da Saúde vêm desde 1999 realizando campanhas anuais de vacinação para idosos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses a 2 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes e também consta no calendário de vacinação de indígenas. E em casos particulares poderá tomar qualquer pessoa acima dos seis meses de idade que não tenham alergia a proteína do ovo, pois esta vacina é produzida em ovos de galinha.

O resultado nem sempre se mostra 100% eficiente devido a mutação do vírus influenza e a vacina pode resultar em sintomas colaterais, dor no local de aplicação nas primeiras 72 horas, endurecimento e vermelhidão e após a vacinação, febre e reações alérgicas.

Qualquer outra dúvida envie seu questionamento para o e-mail gripe@saude.gov.br onde um funcionário do governo poderá resolvê-la ou para saber mais sobre o vírus acesse o site http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1134.

 

Leia Mais:

0 Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Comentar