Imposto de Renda 2013

Imposto de Renda 2013

A entrega do Imposto de Renda 2013 foi encerrada no dia 30 de abril, e quem perdeu prazo deve regularizar sua situação o quanto antes. O valor dos encargos terá incidência de juros referentes à variação acumulada da Selic, além de acréscimo de 1% ao mês (ver tabela) mais a penalidade pelo atraso.

As declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física em atraso estão sendo recebidas pela Receita Federal desde quinta-feira (2/5), e só podem ser feitas pela internet. Para isso, é necessário baixar o programa usado para preencher a declaração, disponível no site da Receita Federal, e gravar no computador o Receitanet, programa usado para enviar o documento.

Esse programa já calcula a multa que deverá ser paga pelo contribuinte em atraso, além disso, emite a notificação e o Darf, documento que será usado para pagar a multa. Após isso, o contribuinte terá 45 dias para quitar a dívida, que terá incidência de juros de mora com base na taxa Selic após esse prazo.

A Receita permite o parcelamento do Imposto de Renda em até oito vezes, desde que os valores das parcelas não sejam inferiores a R$ 50,00. Para quem tem dinheiro suficiente, é aconselhável quitar o imposto de uma vez, evitando juros devido a atrasos. Para aqueles que têm dificuldade de enviar o Imposto pela internet, outra solução é usar um disquete, mas estes só poderão ser entregues nas unidades da Receita Federal.

h2>Restituição do Imposto de Renda 2013

Serão sete lotes regulares para a restituição do Imposto de renda 2013.
O primeiro está previsto para o dia 17 de junho. Até o final de dezembro todos os lotes serão liberados. Quem não receber sua restituição até essa data, deverá procurar o extrato no site da receita Federal, pois pode ter caído na malha fina.

Calendário de Pagamento

1º lote pagamento em 17 de junho de 2013;
2º lote pagamento em 15 de julho de 2013;
3º lote pagamento em 15 de agosto de 2013;
4º lote pagamento em 16 de setembro de 2013;
5º lote pagamento em 15 de outubro de 2013;
6º lote pagamento em 18 de novembro de 2013; e
7º lote pagamento em 16 de dezembro de 2013.

Site da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/

 

Leia Mais:

0 Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Comentar