Alimentação Saudável - Vida Saudável

Alimentação Saudável – Vida Saudável

Já falamos em outros posts sobre a importância de uma alimentação adequada para uma vida saudável.
A partir do momento que há a conscientização sobre quais alimentos ingerir, o conhecimento necessário sobre os grupos de alimentos e o que cada um pode proporcionar ao seu organismo, estará a caminho realmente de uma vida mais saudável e longa.

Dentro das características dos alimentos em relação ao organismo humano, existem os alimentos que retem liquido e os que agem como diuréticos.

Alimentos que Retém Líquidos

Sal em excesso retém líquido

Sal em excesso retém líquido

Um dos principais alimentos que proporciona retenção de líquidos, muito prejudicial ao organismo, são sem duvida o sal e este faz parte diária de nossa alimentação. E se encontram em dose muito elevada nos alimentos industrializados como: presuntos, embutidos, linguiça, salame, conservas, salgadinhos, molhos, temperos prontos, refrigerantes, adoçantes a base de sacarina e ciclamato que também contém sódio.

A dica ao fazer sua compra é observar os rótulos dos alimentos os quais pretende comprar. Se um determinado alimento tiver marcado no rótulo 400mg de sódio (Na) por 100 g /ml de produto pode considerar que o teor de sal é muito alto. O próprio sal de cozinha deve ser consumido moderadamente, pois 1 g de sal contém cerca de 100 mg de sódio.

A retenção de liquido são ocasionados também pelos alimentos com ação pro-inflamatória como as frituras, café, carne gordurosa, bebidas alcoólicas, além destes alimentos os carboidratos refinados tem relação também com edemas ou inchaços.

Sintomas da Retenção de Líquido

Inchaço - Retenção de Líquido

Inchaço – Retenção de Líquido

Os principais sintomas de quem esta com retenção de líquidos são o aumento corporal, inchaço nas pernas e mãos, câimbras frequentes, palpitações. E tudo ocorre devido à falta de eliminação de liquido pelo organismo. E é agravado com alimentos que provocam mais retenção de liquido, que no caso do sódio contido no sal, e isto pode provocar doenças cardiovascular, câncer, hipertensão e problemas renais.

Alimentos Diuréticos

Alimentos Diuréticos

Alimentos Diuréticos

Alimentos diuréticos são os alimentos que possuem fontes de nutrientes capazes de aliviar o Inchaço, auxiliam no funcionamento dos rins, eliminando o excesso de liquido e as toxinas para fora do organismo.

O consumo de frutas (laranja, lima, limão, kiwi, melão, melancia, abacaxi), hortaliças (salsinha – alto poder diurético, pepino, cenoura, beterraba) e cereais integrais são excelentes para bom funcionamento renal, visto serem alimentos diuréticos e que proporcionam filtragem da linfa, extraindo todas as impurezas através da urina. Além dos alimentos acima colocados, deve-se dar preferencias as carnes magras, aves, peixes, evite a carne vermelha e é essencial tomar pelo menos oito copos de água por dia.

 

Leia Mais:

0 Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Comentar