A Dengue, doença infecciosa causada por um arbovírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é uma doença típica de climas tropicais e subtropicais, e vem se alastrando de forma continuada em nosso país desde meados dos anos 80. A epidemia da dengue é mais comum no verão, principalmente nos períodos chuvosos.
Existem quatro tipos diferentes de vírus, e os principais sintomas são: febre alta e dores de cabeça, atrás dos olhos e nas costas. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e algumas hemorragias discretas pela urina, boca ou nariz. A febre dura cerca de cinco dias, e os sintomas melhoram depois de 10 dias aproximadamente.
Já na dengue hemorrágica, é a forma mais grave da doença, onde os pacientes começam a apresentar sangramento em vários órgãos após o quinto dia de infectado. Este tipo de dengue poderá levar o paciente à morte, por isso tão logo apareçam os sintomas, mesmo que seja da dengue comum, é preciso procurar com urgência ajuda médica.
Tratamento para dengue
Não existe tratamento específico para essa doença, mas é aconselhado ingerir muito líquido, e evitar o uso de medicamentos que contém ácido acetil salicílico, e também evitar os anti-inflamatórios, que podem ocasionar ou aumentar o risco de hemorragias.
Prevenção da doença
A única arma eficaz contra a dengue é a prevenção. Para isso, é necessário combater os focos de criação do mosquito da dengue. O principal cuidado a ser tomado é evitar o acúmulo de água parada em pneus, vasos de plantas, recipientes de plásticos, garrafas pet, etc. Para mais informações sobre como se prevenir da dengue, além de acompanhar a situação da epidemia em todas as cidades brasileiras, basta acessar o site da dengue: http://www.dengue.org.br/
0 Comentários
Você pode ser o primeiro a comentar.