Dengue

A dengue é uma infecção causada por um arbovírus, da família Flaviviridae, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti uma espécie africana que chegou à América do Sul através dos navios negreiros.

Tipos de dengue e principais sintomas

São conhecidos dois tipos de dengue: a dengue clássica e a hemorrágica.

Dengue clássica começa de maneira repentina e tem como principais sintomas a febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes surgem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com a melhora dos sintomas em 10 dias. Em alguns pacientes poderão ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente acontecem complicações.

Dengue hemorrágica é a forma mais grave da doença. No inicio os sintomas são iguais ao dengue clássica, no entanto, depois de decorrido uns cinco dias, alguns pacientes começam a ter sangramento e choque. Os sangramentos acontecem em vários órgãos. A dengue hemorrágica pode levar a pessoa à morte. Ela necessita de uma avaliação médica urgente, sendo assim, é necessário que o paciente procure uma unidade de saúde rapidamente.

Tratamento para Dengue

Não existe um tratamento específico para dengue, somente tratamentos que abrandam os sintomas.

Nesses casos deve-se ingerir muito líquido como: água, sucos, chás, soros caseiros, etc.

Os sintomas da dengue podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não deve ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, porque poderá aumentar o risco de hemorragias. Mas lembre-se com o aparecimento de qualquer sintoma, procure um médico para ter um diagnóstico mais preciso.

Prevenção, ações de combate e controle do mosquito

A melhor forma de prevenção é combater o mosquito da dengue, sendo este o principal transmissor da doença. As larvas do mosquito se encontram e se reproduzem em águas paradas e limpas. A única forma de bloquear a reprodução do Aedes aegypti é tapar caixas d’água, evitar acumulo de chuva em calhas, proteger recipientes como: garrafas, latas, pneus e outros objetos que possam acumular água.

Uma pesquisa recente mostrou que o uso de borra de café nos locais de possível proliferação de larvas é extremamente eficiente na destruição dos mosquitos e é sugerido o uso de duas colheres de sopa de pó de café para cada meio copo de água.

Um das maiores dificuldades na luta contra a dengue é descobrir onde está localizado o foco do mosquito.
Há pouco tempo, cientistas da UFMG criou uma maneira de monitorar o mosquito através de armadilhas, produto atraente, computadores de mão e mapas georeferenciados.

O M.I. Dengue (Monitoramento Inteligente da Dengue) consta em encontrar os mosquitos em regiões urbanas, possibilitando com isso tomar medidas de combate onde há focos do mosquito com muita mais economia, agilidade e eficiência.

 

Leia Mais:

0 Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Comentar