Citronela 

A planta citronela de origem indonésia, vinda da Ilha de Java, tem por muitas vezes a função de repelente de mosquitos, borrachudos, e desta forma inclui-se também o Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Com aparência semelhante à de um capim, a planta é rica em citronelal e geraniol, que resultam em um odor cítrico, desagradável aos insetos, espantando-os, mas não os matando.
Com todos esses altos índices de incidentes com a dengue, a citronela tem sido cada vez mais procurada e usada para espantar os mosquitos transmissores, assim, criaram-se diversas receitas caseiras com o uso da planta. Vejam algumas dessas receitas.

Receitas a base de citronela

Repelente de citronela
Para fazer um repelente de citronela, basta separar:
• 200g da planta triturada e seca
• 1 litro de álcool a 70%
Colocar a planta em um recipiente de boca larga e despejar o álcool, tampar o vasilhame e cobrir com papel, deixar assim por no mínimo 8 dias e no máximo 21 dias para maceração, em local seco e sem iluminação. Deve-se agitar pelo menos duas vezes por dia. Depois, coe com pano branco e complete o volume para 1 litro adicionando álcool. Filtre em papel e guarde em frasco escuro. O repelente terá a validade por um período de até dois anos.
Use-o para a limpeza da casa ou borrifar no ambiente.

Loção repelente de citronela
Para fazer uma loção repelente, separe:
• 150 ml de glicerina líquida
• 150 ml de tintura de citronela
• 350 ml de álcool de cereais
• 350 ml de água
Misture todos os ingredientes e embale-os em recipientes de cor âmbar. Terminado o procedimento utilize na pele, no entanto em locais que há muitos mosquitos e que considerar arriscado, porém é recomendado não tomar sol após passar a loção, e evite passar em crianças com menos de 12 anos.

Velas de citronela
Os ingredientes necessários para fazer as velas são:
1 kg de parafina plus
50 ml de essência ou óleo de andiroba
25 gramas de pó de andiroba
40 gramas de essência de citronela
Pavio e forma de alumínio ou folhas galvanizada
Derreter a parafina, mas tome muito cuidado, pois a mesma é altamente inflamável. Depois de derretido retire do fogo e aguarde pelo menos uns 3 minutos, misture o óleo de andiroba, a essência de citronela e o pó de andiroba. Misture muito bem. Unte a forma com vaselina liquida, coloque e centralize o pavio prendendo com palitos ou pregador de roupas. Encha a forma com a parafina, deixe esfriar e endurecer, posteriormente desenforme e está pronta para serem utilizadas e acesas nos cômodos de sua casa, terá maior eficácia quando há correntes de ar no local.

Caso queira plantar a citronela, é recomendado o plantio em solo úmido e pouca luminosidade no local.

 

Leia Mais:

0 Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Comentar